Escolha uma Página

TEC – Departamento de

Engenharia Civil

O IX CBENS ocorreu entre os dias 23 e 27 de maio, em Florianópolis, e a UFF marcou presença com trabalhos apresentados por alunos e egressos da Escola de Engenharia, orientados pelo prof. Gilberto Figueiredo. Os 4 trabalhos publicados nos anais e apresentados no evento foram: “Geração de energia fotovoltaica no contexto da análise energética de uma edificação residencial padrão NZEB para a cidade do Rio de Janeiro”, cuja autora é egressa do curso de Engenharia Civil da UFF (Valéria Henrique Vitória), “Representação termoenergética de geradores fotovoltaicos relacionados com o ambiente construído”, cujo autor é discente do curso de Engenharia Civil da UFF (Mamadou Gning) e orientado de iniciação científica do docente, e “Estratégias para análise da emissão eletroluminescente de módulos fotovoltaicos”, cuja autora é discente do curso de Engenharia Elétrica da UFF (Amanda Anaice Alvim) e orientada de iniciação científica do docente. Além disso, o docente foi coautor do trabalho intitulado “Desenvolvimento e implementação de sistema de controle de alto nível (SCAN) para gerenciamento de sistemas de armazenamento de energia em redes de transmissão e distribuição”, pesquisa em parceria com docentes e pesquisadores do LSF/USP. Ao final do evento, o prof. Gilberto Figueiredo participou como moderador da plenária intitulada “Armazenamento de Energia”, que contou com profissionais e pesquisadores da área e que abordou temas sobre tecnologias de armazenamento, aplicações em redes elétricas e planejamento estratégico das soluções de armazenamento para a geração distribuída e centralizada.

Apresentação da egressa do curso de Engenharia Civil Valéria Henrique Vitória.
Apresentação da aluna Amanda Anaice Alvim, do curso de Engenharia Elétrica da UFF e orientada de Iniciação Científica do prof. Gilberto Figueiredo, do TEC.
Apresentação do prof. Gilberto Figueiredo.
Plenária “Armazenamento de Energia”, que contou com o prof. Gilberto como moderador.